Estilo Coaching de Liderança

Recentemente fui consultada por um aluno de curso MBA. Este buscava informações sobre preparação de líderes, informações estas, que serviriam de subsídio para um trabalho na Faculdade.
Como temos programas de T&D voltados à esta temática, o mesmo solicitou acesso ao referido material para reprodução, cabendo-me proceder a indicação quanto à busca de fontes bibliográficas para dar início ao seu propósito e direcionar a sua ação para um trabalho de enfoque atual e pertinente com as novas tendências organizacionais.

No final da nossa conversa, o mesmo ficou muito grato pelas orientações e sugestões de como proceder a sua pesquisa, devido a atualização das indicações.

Em se falando de preparação de líderes, no contexto atual, não poderíamos deixar de citar a importância do estilo coaching de atuação – o que há de mais efetivo em termos de preparação para o exercício da liderança.

Nas empresas mais admiradas mundialmente, encontramos culturas muito fortes neste sentido, pois estas vêm preparando seus líderes pautados nesta metodologia. Estas empresas exigem muito de seus colaboradores, mas são conhecidas por dar atenção especial ao crescimento de cada um e ao desempenho das equipes.

Aí entra a figura do coach – o novo líder, que deixa de ser o centro para tornar-se o principal agente e facilitador de processo, na busca ao incentivo do aprendizado contínuo, desenvolvimento de habilidades e na conseqüente melhoria de performance das equipes de trabalho.

Coaching não é um processo novo, embora seja pouco disseminado nas organizações. O coaching é um movimento para o ganho de uma escola prática de liderança e auto-conhecimento, que nenhuma formação acadêmica dá. E as organizações inseridas neste contexto, ganham uma extraordinária rede de formação contínua de aprendizado e compromissos com resultados e realização.

As transformações porque passam ainda as empresas, com reorientação de metas e objetivos, grupos de trabalho autodirigidos, práticas de trabalho de alta performance, remuneração por habilidades, etc, ensejam cada vez mais, a necessidade de tornar as equipes mais produtivas e eficazes e, para isso, é fundamental a presença de um agente facilitador nestes processos – o estilo coaching de liderança.

Jacqueline Cerqueira
Coach

http://www.holos.pro.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s