Como ampliar o potencial de desenvolvimento da equipe?

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Diagnóstico e soluções após a análise do coaching

Olá

Observo que os nossos leitores continuam engajados nas dicas que publicamos no nosso Blog de coaching.

Eu sinto que continuaremos juntos nesta jornada por muito tempo, pois, a metodologia coaching pode ser também traduzida como uma experimentação cotidiana.

Qual a necessidade que um líder tem em entender e praticar junto à equipe o que vou apresentar sobre diagnóstico e soluções após a análise do coaching?

Durante toda a sua jornada, o líder interage com suas equipes e muitas vezes, nestas equipes, depara-se com pessoas que não estão correspondendo às metas de desempenho e até mesmo apresentam lacunas em algumas competências comportamentais.

Diante deste cenário, será necessário fazer intervenções.

O que são estas intervenções?

Já vimos anteriormente, a análise do coaching (passo-a-passo), que é o momento onde pretende-se identificar o problema que vem causando o mau desempenho ou comportamento, as causas deste problema e a ação corretiva apropriada.

Agora, vamos à intervenção mencionada, com base no Roteiro de Diagnóstico e Soluções a ser aplicado à equipe:

  • Vale a pena investir tempo com o problema?
  •  O colaborador sabe que seu desempenho é insatisfatório? Estima-se que 50% dos problemas de mau desempenho ocorrem pela falta de feedback. 
  • O colaborador sabe o que deve ser feito e quando deve ser feito? Muitos problemas de desempenho acontecem por falta de direção e planejamento do trabalho. O líder deve estar atento para isso, procurando sempre estabelecer o rumo a ser tomado.
  • Existem obstáculos fora do controle do colaborador? A causa do mau desempenho, porém, pode não estar no colaborador, mas, fora dele, através de obstáculos como não-entrega de matérias-primas, pré-trabalho não terminado, relatórios ou dados incorretos ou atrasados, falha de equipamento ou instruções conflituosas.
  • O mau desempenho é seguido de conseqüência positiva?  Isto acontece quando, por exemplo, o colaborador descobre que quanto menos fizer, menos lhe será pedido.

Para detectar estes tipos de problema, o líder deve valer-se de observações e de conversas com os colaboradores.

O líder que atua efetivamente com base neste roteiro, tem um canal aberto que favorece um constante aperfeiçoamento no desempenho das suas equipes de trabalho.

Espero que você faça a experimentação deste roteiro sugerido junto à sua equipe.

Ainda com base neste roteiro apresentado, quero fazer o seguinte pedido: escreva para o nosso Blog mencionando os seguintes aspectos:

  • Qual o tipo de desvio que ainda você percebe na sua equipe?
  • O que você pretende fazer para alcançar melhores resultados junto a cada membro da sua equipe?
  • Existem situações que estão fora do seu alcance como líder para solucionar o problema?

Aguardo vocês para que possamos continuar trocando ideias sobre esta fase do processo de coaching, a qual consiste em ampliar o potencial de desenvolvimento da sua equipe e a sua performance como líder.

Até breve!

Jacqueline Cerqueira

Coach

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