Curso Desenvolvimento de Líderes (14)

Quais são os maiores problemas ou desafios da sua equipe no momento?

Provavelmente, vai aparecer como resposta comportamentos relacionados à comunicação ineficaz, falta de iniciativa, foco em resultados e até mesmo abatimento, pessimismo e prostração.

Naturalmente, um líder diante de situações desafiadoras como esta, precisa estar continuamente em cena para trabalhar a energia e resultados da equipe.

A energização demonstra que a chave para a produtividade e a qualidade de vida no trabalho consiste numa espécie de energia que irradia das pessoas e que pode ser transmitida de um indivíduo a outro. Aí entra a figura do líder, que deve ser a de agente de transformação.

Para que o líder consiga energizar seus colaboradores, propõe-se que ele atue, num primeiro momento, em nível individual.

Em nível individual, o líder deve estar atento para que seus colaboradores estejam apoiados nos seguintes aspectos:

  • Senso de direção. É preciso que as pessoas saibam “o que fazer”. Para tanto, a organização deve continuamente elaborar e rever seu plano estratégico, tático e operacional. É necessário estabelecer as metas da empresa, as metas de cada departamento e as metas individuais.
  • Recursos. É preciso que as pessoas tenham disponíveis os recursos necessários ao desempenho da função, como ferramentas, instalações, material, informações, capacitações e outros.
  • Conhecimento. Antes de delegar uma tarefa, o líder precisa certificar-se de que o subordinado está apto a executá-la.

Apoio

Existem alguns princípios básicos que devem ser seguidos pelos líderes que querem energizar seus colaboradores:

Mantenha a estima do colaborador. Mesmo diante de um problema, o líder deve dizer o que tem a dizer de forma que a pessoa sinta-se confortável consigo mesma.

Ouça atentamente e com empatia. A efetiva comunicação entre o líder e o colaborador é um ponto fundamental à energização. As pessoas precisam saber que estão sendo ouvidas e consideradas.

Solicite ajuda para solucionar o problema. O líder deve sempre estimular a mente criativa das pessoas da sua equipe, pedindo a elas ideias, sugestões e informações para a solução do problema. Isto faz com que se sintam responsáveis pela questão.

Além de todos estes fatores, o apoio poderá vir também de outras ações complementares. Aproveite  e descubra juntamente com a sua equipe como este apoio poderá ser mais amplo e sustentável.

Acredito que esta abordagem tenha sido proveitosa e que vai contribuir para uma energização positiva na sua equipe.

Até breve!

Jacqueline Cerqueira

Coach

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s